HIDEO website template

Prof. Doutor Duarte Araújo — Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto

Prezados Colegas e Caros Amigos,

Vimos convidá-los para as XVII Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, a realizar nos dias 24 e 25 de Novembro 2016, no âmbito do programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.

Este encontro anual da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD), é organizado no âmbito da Setúbal - Cidade Europeia do Desporto 2016 pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com o Instituto Politécnico de Setúbal e a SPPD, sob o título “Psicologia do Desporto – Interdisciplinaridade na Investigação e na Intervenção”.

O tema reflete a tendência atual para que diferentes disciplinas científicas como a psicologia, se interliguem com outras disciplinas, para melhor compreender e intervir no desporto e na atividade física. Portanto, psicologia, neurociências, biologia, teoria e metodologia do treino, design de contextos de prática, podem reforçar as suas ligações para a melhoria da performance e para a promoção da saúde. Nestas jornadas, esta tendência será discutida cientificamente, quer do ponto de vista da robustez da investigação, quer da evidência empírica para a intervenção.

Reforça-se o objetivo de promover a excelência na investigação por parte dos jovens. O Prémio António Paula Brito, para jovens investigadores, é um dos motores deste árduo trabalho. A filosofia deste prémio está orientada para os jovens que se estão a iniciar na investigação em Psicologia do Desporto. Para este fim é criada a oportunidade dos jovens investigadores apresentarem e discutirem os seus trabalhos, contando com o suporte dos investigadores e académicos seniores, criando e facilitando as condições para o desenvolvimento, formal ou informal, de sinergias e de uma rede de contactos.

A psicologia do desporto e do exercício é uma área que congrega as atividades de todos os que investigam e intervêm para a melhoria da performance ou para a promoção da saúde. Neste sentido, o evento destina-se aos treinadores de todos os níveis de prática, aos profissionais de fitness, aos professores de Educação Física, aos psicólogos, aos investigadores de neurociências e do movimento humano, aos atletas e praticantes de exercício e, em geral, a todos os interessados em desporto e exercício.

Contamos com a sua presença neste evento, que conta com a participação de reconhecidos especialistas internacionais e investigadores de excelência na área da Psicologia do Desporto, acreditando poder contribuir para um momento de intenso debate e convívio científico.

Vemo-nos em Setúbal!

Prof. Doutor Duarte Araújo
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto